BUSINESS INTELLIGENCE (BI).

Quem sabe o que é BI levanta a mão! Não sabe? Se aproxega que uma Luz surgira no fim do Tunel.

Feliz Ano Novo Pessoal! É eu sei meio atrasado! Mas o BRASIL só inicia mesmo depois do carnaval. Mesmo assim peço desculpas aos ávidos leitores pelo recesso meio longo nos artigos, é que além do final do ano cheio de atividades extras ( festas de final de ano ), ainda fui em busca de novos desafios numa nova empresa, sem contar que estive envolvido em projetos extra horário comercial. Assim não sobra tempo para escrever. Mas agora consegui dar uma domada na agenda. E venho para falar de um assunto muito empolgante.

BUSINESS INTELLIGENCE (BI).

Esse artigo será meio conceitual, mas não menos interessante, também será bem superficial, para aqueles que nada sabem de BI.

Bussines Intelligence nada mais é do que um conceito que de acordo com o bom e velho Wikipédia surgiu na década de 80.

Para mim a melhor maneira de se explicar algo e com cenários reais. Então imagina a seguinte situação: Empresa do ramo de telefonia que precisa saber qual o Estado contem o menor índice de ligações efetuadas para fazer um trabalho que incentive o uso de telefones ou ainda qual a promoção gerou mais receita em termo de serviços prestados com essa informaçõe pode-se criar novas promoções similares com a que mais rendeu.

Mas como obter essas informações?

Bem qualquer sistema ERP bem elaborado pode fornecer esses relatórios você me responderia.

Mas se eu quiser cruzar esses dados com os funcionários de call center, pra descobrir qual o índice de reclamações esta sendo solucionado chegando a um possível motivo da não utilização dos serviços de comunicação ocasionados pelo péssimo atendimento (nosso sonho eles se preocuparem com isso né).

Ainda assim o ERP resolve.

Concordo mas sei por experiência própria que  na medida em que esses relatórios gerenciais vão sendo solicitados, porque acredite os administradores vão querer relatórios ate de quantos clips de papel esta sendo usado na empresa, e quando esses dados vem de varias fonte de dados acaba inviabilizando essa forma de trabalho.

Ai entra o BI! Com esse conceito de explorar os dados de diversas fontes (utilizando de N ferramentas) que quando cruzados fornece a informação que pode ate salvar uma empresa. À Grosso modo centralizamos os dados de diversas fontes (banco de dados, planilhas, arquivos texto e etc) em uma/varias estruturas organizadas chamadas de Data Warehouse/Data Mart.

Dessa forma fica muito fácil de fazer muitos cruzamentos entre os dados obtendo a informação necessária.

Para esse primeiro artigo introdutório e só isso, vamos devagar pra ficar simples é também para não ficar um texto muito longo.

Nos próximos artigos explicarei o que é esse DW/DM e mostrarei outras coisas do universo BI.

Ate o próximo artigo pessoal!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s