O que é Design Patterns?

O que é Design Patterns?

E padrão de projeto horas! 🙂

Quem nunca se pegou pensando o que era esse famigerado Design Patterns, levanta a mão.

Explicação chata em inglês traduzido porcamente pelo google tradutor:

“Em engenharia de software , um design Patterns é uma solução geral reutilizável para um problema que comumente ocorrem dentro de um determinado contexto em design de software . Um padrão de design não é um projeto acabado que pode ser transformado diretamente em código . É uma descrição ou modelo de como resolver um problema que pode ser usado em muitas situações diferentes. Object-oriented design patterns tipicamente mostram relacionamentos e interações entre as classes ou objetos , sem especificar as classes aplicação final ou objetos que estão envolvidos. Muitos padrões implica orientação a objetos ou, mais geralmente estado mutável, e assim pode não ser tão aplicável em programação funcional línguas, no qual os dados são imutáveis ​​ou tratado como tal.”

http://en.wikipedia.org/wiki/Design_pattern_(computer_science)

 

Bem! Então pessoal ficou claro?…

Calma! Brincadeira…

Vou tentar dar uma definição mais abrasileirada sobre o tema.

Imagine que você tem um problema, que é produzir um refrigerante de Cola que não seja exageradamente doce, combinado com uma leve sensação de azedinho, que apesar de não matar a sede deixe momentaneamente a impressão de que matou. Ai você coloca a mão não cabeça, respira fundo e começa a maldizer toda sua geração, começa a testar ingredientes, sai dando paulada pra todo lado, perde alguns fios de cabelo.

Ai eu chego pra você e digo que a Coca-Cola esta fornecendo sua receita livremente (aqui viajamos um pouco). Bem a receita da Coca-Cola pode ser considerada de forma grosseira a um Design Patterns, dos refrigerantes.

-Poxa cara agora e que não entendi nada!

Bem vou tentar tornar mais simples, quando você sai tentando dar solução a um problema qualquer, você pode ate chegar ao resultado esperado, mas antes você sofre muito passando por problemas que outros já vivenciaram (no caso a fabrica da Coca-Cola).

Bem ai que entra um Design Patterns, ele é essa experiência formatada em padrões, soluções de problemas que outros já resolveram com determinada linha de pensamento e comportamento e que se provou ser eficiente (quer coisa mais eficiente que a Coca-Cola?), transformado em padrões de projetos.

O Padrão de projeto não e a solução certa para determinado assunto, simplesmente é a que se mostrou bastante eficiente e que já solucionou muitos problemas que sem ele teríamos que ir por tentativa e erro ate conseguir um resultado aceitável.

Bem! Essa e uma introdução. Espero logo ter tempo de escrever sobre alguns desses padrões e dar exemplos práticos.

Ate galera…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s